quinta-feira, 19 de maio de 2011

TARSILA DO AMARAL- fazenda São Bernardo

este casarão localiza-se na Fazenda São Bernardo no município de Rafard/SP, e segundo informações de pessoas da família AMARAL, a artista TARSILA DO AMARAL nasceu nesta casa que foi propriedade do sr. José Estanuislau do Amaral, pai de Tarsila.
A casa foi construida em 1873 pelo sr Bernardo Avelino Gavião Peixoto (Cons. Gavião Peixoto) que a vendeu para um outro senhor (Antônio de Sousa) que posteriormente vendeu para o DR. JUCA ( José Estanislau do Amaral).No início do século passado a fazenda passou integrar o patrimônio da usina açúcareira da cidade.
Tarsila nasceu em 01/09/1876......a família morou em diversas fazendas da região, porque o avô paterno de Tarsila -  Sr José Estanislau do Amaral - " o milionário" possuía muitas fazendas.
Ainda menina Tarsila foi encaminhada para estudar em diversos colégios iniciando na capital paulista indo estudar  depois na Espanha, e ao retornar ao Brasil, após seu casamento volta morar neste casarão onde nasceu também sua primeira e única filha DULCE.
Na época a Fazenda São Bernardo fazia parte do município de CAPIVARI e após a emancipação política administrativa do distrito de RAFARD ocorrida em 1965, a fazenda passou integrar o território de RAFARD.
 (texto REGINA REIS - historiadora e  ex-monitora do Memorial Tarsila do Amaral)

vista parcial da cidade de RAFARD/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário